domingo, 17 de fevereiro de 2019

A AASA/BA, se reúne com a EFTS para tratar sobre a formação Técnica dos ACS e ACE.

Da Esq. para a Dir.: Maria José Camarão (Ex Diretora da EFTS, Marcos Antônio  Almeida Sampaio (Membro do Conselho Municipal de Saúde do Salvador e do Conselho Estadual de Saúde da Bahia), Marília Solla (Diretora da EFTS), Ivando Antunes (Presidente da AASA/BA). 
A AASA Bahia, se reuniu com a Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis - Efts Sus-Ba, para tratar sobre o Curso de Formação Técnica em Agente Comunitário de Saúde - CTACS e o Curso de Formação Técnica em Vigilância em Saúde para os ACE - TECVISAU, cujo foi discutido sobre a formação da categoria no Nível Técnico.

Segundo Marília Solla, atual diretora da EFTS, informou que está avançando para que esse ano iniciem as primeiras turmas: "Tem um montante de 2,5 milhões exclusivamente para a formação técnica da categoria" e ressalta: "Nós temos como prioridade a retomada a formação Técnica do ACS, que pararam em alguns módulos e de ampliar a formação Técnica dos ACE's, que infelizmente teve somente uma turma formada em 2014."

Já a ex Diretora da EFTS, Maria José Camarão, ressalta a importância da AASA, na conclusão das obras da nova EFTS, que agora está localizada no bairro do Iguatemi: "A AASA/BA, foi importantíssima para que a nova sede da EFTS, saísse finalmente do papel. As reuniões com o secretário da SESAB e os incansáveis pedidos, foram cruciais. E a parceria entre a AASA e a EFTS, para a formação técnica da categoria é mais um fortalecimento para essa parceria, finaliza."

Marcos Antônio, membro do Conselho Municipal de Saúde de Salvador e do Conselho de Saúde do Estado da Bahia, afirma que é a primeira vez que o controle social poderá acompanhar e cobrar para que se realize os cursos. "Isso trás um grande benefício, porque antes o controle social só era chamado quando havia problemas. Agora que estamos acompanhando, poderemos nos antecipar aos fatos e cobrar para que o curso tenha o devido andamento."

O Presidente da AASA/BA, Ivando Antunes, comentou: "A formação técnica da categoria é um pleito antigo, cujo a AASA/BA, dialoga com o Estado a fim de garantir esse direito, já que alguns gestores municipais não tem interesse. Agora vamos esperar as próximas rodadas se negociação em conjunto com as outras entidades que representam a categoria para buscar a implementação do curso."

Participaram da reunião a ex-Diretora da EFTS, Maria José, Marcos Antônio, representando o Conselho Municipal, Diretora da EFTS, Marília Solla e o presidente da AASA/BA, Ivando Antunes.

0 comentários:

Postar um comentário