domingo, 17 de fevereiro de 2019

A convite do SINDSEPS, a AASA/BA participa de reunião com a SEMGE e SMS em Salvador. Saiba o que ocorreu na reunião.

Reunião conjunta com a SEMGE e SMS para tratar de assuntos da categoria.
A convite do SINDSEPS, a AASA/BA participou da reunião com a gestão do Município do Salvador, quem contou com a participação do Secretário de Gestão Municipal, Tiago Dantas e Secretário Municipal de Saúde, Luiz Galvão.

A pauta da reunião foi:

  • Pagamento do Piso Nacional da Categoria;
  • Horário Ininterrupto ACS;
  • Auxílio Fardamento;
  • Auxílio Transporte Intra jornada para os ACS e ACE que atuam no campo, e
  • As dificuldades que principalmente os ACE's, sofrem em gozar sua licença prêmio.
Sobre a discussão do Piso Salarial, pouco avançou, já que o atual Secretário da Saúde, Luiz Galvão, nos informou que estava a caminho de Brasília para reunir mais dados do Ministério da Saúde sobre a questão do Piso Salarial e que se reuniria novamente assim que retornasse de Brasília.

Na questão do Horário Ininterrupto dos  ACS, o Secretário de Saúde, informou que devido ao pouco tempo que teria nessa reunião (já que iria viajar), que será discutido na próxima reunião a ser marcada.

Já sobre as pautas do Auxílio Fardamento o secretário de Gestão, Tiago Dantas, informou que a prefeitura tem interesse em implementação do Auxílio para a categoria. Porque ficou comprovado que houve redução de despesas na Guarda Municipal e Transalvador, com licitação e a obrigatoriedade em fornecer os fardamentos.

Sobre o Auxílio Transporte Intra jornada, foi uma proposta levantada pela AASA/BA, no ano de 2018, como uma alternativa da redução drástica do Auxílio transporte que o município passou a pagar aos servidores.

O Auxílio Transporte Intra jornada, é o auxílio em que o ACS e ACE que atua no campo, possa utilizar pra utilizar quando o local do quarteirão é distante do PA, no caso dos ACE's e no caso dos ACS, quando a residência da família assistida pelo Profissional é distante da USF de atuação.

E os conflitos no gozo da licença prêmio, principalmente dos ACE's, será tratado em conjunto com os outros dois assuntos abordados anteriormente, dia 20/02 com a SMS, a fim de diminuir os ruídos no campo.

Desde já a AASA/BA agradece ao SINDSEPS, pelo convite na mesa de negociação. Nós da AASA/BA, não discutimos campanha salarial, não porque não somos capazes, mas sim por respeitar os princípios legais, garantido o direito das entidades sindicais discutir sobre essas questões. Porém quando convidada, a AASA/BA, não pode se furtar de tal responsabilidade.

Mas, não nos exime de acompanhar, apoiar, discordar, criticar e orientar aos seus filiados sobre as discussões que atinge a toda categoria. Até porque  a AASA/BA é formada de ACS e ACE. Então toda e qualquer definição atinge a todos nós.

0 comentários:

Postar um comentário